De shake de proteína a cerveja: o cardápio dos jogadores da Copa do Mundo
UOL Esporte
Os jogadores de rúgbi se caracterizam pelo tipo físico grandalhão. Precisam aliar a força e a massa à velocidade e à agilidade. E para isso, a alimentação é fundamental.
Na Copa do Mundo da modalidade em 2015, na Inglaterra, o cardápio dos atletas é parte importante da preparação dos atletas. Afinal, você já imaginou o que come um atleta do Mundial de rúgbi?
O jornal Daily Mail listou os pratos das principais seleções do torneio. E para manter a corpulência em campo, os jogadores comem de tudo: de shakes de proteína a cerveja, de frutas e vegetais a churrasco e doces.
Confira os cardápios das principais seleções da Copa do Mundo de rúgbi:
INGLATERRA
Os ingleses têm espinafre, feijões verdes, frango, cenoura, ovos, mingau, salmão defumado e torradas à disposição no café da manhã. Depois, pratos como massas, arroz, batata doce, abacate, lentilha e frutas no almoço, com tortas de queijo, frango, vegetais cozidos no vapor e suco no jantar.
PAÍS DE GALES
A seleção galesa começa o dia com um café da manhã bem característico dos britânicos: linguiça, ovos, mingau, pão, frutas, nozes, cogumelos, tomates, brócolis, aspargos e batata rosti. No almoço, o cardápio tem filé de salmão (três por jogador) ou filé de frango (quatro por jogador), porções de carboidratos (duas por jogador), vegetais, frutas, mousse de proteínas.
FIJI
A seleção transformou uma fazenda inglesa em fornecedora de carne para seus jogadores no Mundial de 2015. A comissão técnica levou ainda 15 kg de carne de cabra para fazer tortas – o prato é popular em Fiji por suas quantidades (baixas) de gordura e (altas) de proteína.
ITÁLIA
O gelato, a versão italiana do sorvete, é um grande produto de exportação do país, além de integrar o cardápio de sobremesas dos jogadores italianos em uma noite por semana no Mundial. Segundo Martin Castrogiovanni, atleta da equipe, a “noite do sorvete” é sua favorita na programação. No elenco, os aniversariantes também ganham bolo.
JAPÃO
Responsável por uma das zebras do torneio até aqui, o Japão tem uma arma secreta: o sushi antes dos jogos. Em dias de jogo, os japoneses comem porções de arroz com salmão e vegetais.
URUGUAI
O time curte uma cervejinha após os jogos, mas o tradicional churrasco não fica de lado – os uruguaios assam carnes uma vez por semana. Em cada churrasco, são assados cerca de 40 kg de peças bovinas, cerca de 1 kg para cada integrante da equipe.
ARGENTINA
Segundo o jornal, os argentinos comem milanesas e purê de batatas. Os argentinos ainda pediram por sobremesas típicas durante a permanência na Inglaterra.
CANADÁ
Os canadenses comem panquecas, bacon, iogurte grego e frutas como mirtilo e morango nos dias de jogos.