Japão consegue façanha histórica e vence no Mundial de rúgbi após 24 anos
UOL Esporte
Você pode não acompanhar muito o rúgbi, mas sabe: a seleção da África do Sul é conhecida por ser uma das melhores do mundo. Pois é, mas o Japão não se importou com a história e a tradição contra neste sábado. Na Copa do Mundo da modalidade, realizada na Inglaterra, os nipônicos conseguiram surpreendente vitória por 34 a 32 sobre os sul-africanos, resultado que chocou o mundo do rúgbi.
A partida, válida pelo Grupo B do torneio, foi a estreia das duas seleções na competição. E uma das maiores surpresas recentes da história do esporte. Para se ter uma ideia do tamanho do feito, a vitória foi a primeira da seleção japonesa em 24 anos na Copa do Mundo do esporte.
O Japão está em 13º no ranking da Federação Internacional de Rúgbi, sob o comando do australiano Eddie Jones, e não vencia no torneio internacional desde 1991, quando bateu Zimbábue. A África do Sul, por sua vez, foi campeã mundial em 2007 – levou duas das últimas cinco Copas. Mas, neste sábado, os papéis pareciam invertidos.
Com uma grande atuação, os japoneses conseguiram controlar a partida, o que já era uma surpresa por si só para muitos. O feito maior foi alcançado nos instantes finais, com a vitória consumada após um try convertido por Karne Hesketh. Foi o suficiente para os fãs japoneses irem à loucura no estádio e o mundo se chocar apenas no segundo dia do Mundial.